sexta-feira, 21 de março de 2014

Cidade fique em alerta [OPINIÃO]

Num boteco ás 20:00 eu vi na televisão mulambenta o excelentíssimo programa Cidade Alerta,
Eis o que ouvi:

"Coloca excruzivo minha fia!!!É difícil de conseguir... ai ai essa produção. Não! Tira a câmera 18! Que dificuldade, vou te contar .Você vai vendo ai as imagens exclusivas do lugar em que o jovem de 16 anos foi assassinato..."

Depois dessa ouvi várias outras notícias do gênero, e depois eu vi o programa Brasil Urgente e parecia que por um momento a televisão começou a sangrar.

Em meio tudo isso eu fui ver índices de assassinato por ano no Brasil, e eu encontrei um número bastante grande, na ordem das dezenas de milhares, com estupro, roubo agressão á mulheres os índices são igualmente altos.

Depois percebi que o que citei acima foi exatamente o que os programas sensacionalistas exibem em TV aberta, (os assassinatos, roubos etc.) porém nos programas falam de forma a normalizar os fatos, me fazendo parecer que são coisas normais e tornado essas notícias algo do cotidiano. Enfim estes programas não são tão sensacionalistas, ou pelo menos não são mais, pois as pessoas assistem a eles sem nenhum medo ou indignação pois os programas estão conseguindo o que querem. E o que eles querem? Dessensibilizar a situação nacional em que nos encontramos, com índices de violência altíssimos e que em 67 cidades o índice de homicídios é maior que no Iraque. Mas será que, o que eu disse te preocupou?

Isso tudo é uma tática de tentar acalmar a população, e aparentemente há quem  caia nessa. Se você acha esse tipo de coisa normal, me desculpe. Você é alienado.


4 comentários:

  1. O horroroso mundo no qual temos que viver

    ResponderExcluir
  2. Oi André,
    não só seu blog está ficando bacana como também você está colocando em pauta questões realmente importantes. Muito bom.
    vamos aos reparos para que sua linguagem fique cada vez mais clara, elegante e afiada:
    1: título.
    Melhorou, mas ainda pode melhorar. "Cidade em alerta" me parece um bom título.
    Outra coisa, você não precisa colocar entre parênteses que se trata de uma opinião. Confie na inteligência do seu leitor, a não ser que você esteja ironizando, tudo o que você escreve é de fato sua opinião, ou pelo menos assim esperamos.
    2: Reveria o começo, que pode parecer um pouco preconceituoso. A pessoa falou mesmo excrusivo, ou esse é uma maneira fácil de rebaixá-la? Se você vai falar que estava no boteco, descreva-o, comente-o, não use apenas dois adjetivos para caracterizá-los.
    3: Cuidado com a pontuação. Você está redigindo alguns períodos longos e truncados. Reveja especialmente o quarto e quinto parágrafos.
    No mais, concordo inteiramente com você.
    Recomendo esse texto, tem a ver com a sua crônica:
    http://recordarrepetirelaborar.wordpress.com/2014/03/27/cabo-o-mito-da-cordialidade/
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana eu coloquei Cidade fique em Alerta por que pensei que se colocasse Cidade Alerta poderia ser processado por direitos autorais, ele disse mesmo excrusivo. Vou ajeitar as coisas citadas.

      Excluir