segunda-feira, 17 de março de 2014

Escola

  Essa instituição

Para quê? Eu acho que quando alguém diz "estude muito para ter sucesso na vida" na verdade isso é um equivoco. A escola não forma gênios, os gênios já são gênios com ou sem a ajuda da escola, a escola como instituição foi criada para doutrinar, moldar. E com ela 98,99% de nós não nos tornamos pessoas milionárias,ou uma pessoa significativa, e sim a maioria de nós vai da escola para um escritório em um cubículo. (ou qualquer outro lugar pelo qual jamais será alguém para a sociedade) 

A escola criada a partir de exércitos e fábricas, tem várias semelhanças com eles por exemplo o sinal, coisa de fábricas.Ou como na minha escola muita proteção, portões de ferro, pouca área aberta etc. A escola serviu ao interesse da revolução industrial, e eu na escola aprendo de forma parecida com a de meu bisavô,eu sei que ele não tinha um blógui, enfim estou falando da escola como instituição.Enfim ao meu redor eu vejo formas de comunicação e informação muito rápidas e também ao meu redor vivo numa interação com a tecnologia muito estimulante.

Espero que nenhum professor me ache impertinente pois eu sei que eles também não tem liberdade para dar a aula de certa forma, a escola tem que seguir um tipo de ensino padronizado assim como seus professores. 

Outra coisa é que os alunos que não se comportam de forma "normal" são rapidamente reprimidos, o que eu acho não muito correto por que como já disse o mundo nos últimos tempos vem mudando muito, porém a escola continua praticamente a mesma de quando foi criada.E nessa era estimulante em que temos certa liberdade somos obrigados a comparecer na aulas, e pelo contrário nossos responsáveis serão punidos.
Eu não acho que a escola não deveria ser boicotada mas sim, de outra forma, uma forma em que os alunos reprimidos e entediados consigam sentir-se entretidos, pois esses alunos "desordeiros" normalmente são os que mais são estimulados por novas tecnologias, e leva-los a uma psicologa, ou reprimi-los não é bom. Eles não tem culpa da escola ser um saco, e ao invés de ficar preservando esse meio de ensino reacionário, deveria se criar um ensino igualmente estimulante ao de nossa era.

Também os alunos que exercem criatividade em sala, são reprimidas e, e isso não as faz prestar atenção da aula, faz elas se tornarem alguém medíocre sem criatividade. E não me venham falar que tem aula de arte para isso, na aula de arte não fazemos o que queremos e sim o que é mandado, e não aprendemos a criar, e sim a sermos robôs que temos fazer algo que é aprender a arte, e não criar arte. E você pode reparar que na maioria das escolas, os alunos não tem ao menos uma meio de educação crítico,o meio é um meio em a que o que a escola ensina está certo e é incontestável.

Agora gostaria de esclarecer alguns pontos: O primeiro é que eu tenho consciência de que existem exceções. Outro ponto é que a forma de repressão também mudou muito, mas a repressão é grande e continua existindo.

11 comentários:

  1. Esse é o Link do vídeo que o André se inspirou (provavelmente)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=qrXk_U0aORo

      Excluir
    2. Gostaria de deixar claro que só me inspirei um pouco nele, e há uma diferença entre inspiração e copia. Vlw Singer

      Excluir
  2. Gostei de sua análise critica, e quanta polêmica!

    ResponderExcluir
  3. Achei inspirador, apesar de toda a polemica, eu não concordo cm algumas partes, muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Andre, eu li e gostei bastante. achei sua análise em relação a estagnação do ensino e dos parâmetros curriculares correta. vc tem sorte em estudar na sua escola , apesar de todas as suas considerações . continue a ler e escreva bastante. quem sabe vc descobriu sua veia de escritor.orgulhosa do meu sobrinho, bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi André,
    parabéns pelo seu texto de estreia, não é qualquer texto que já começa com dez comentários, lançando polêmica semeando reflexões. Muito legal.
    agora vamos lá:
    1: O título. Pense um título mais bacana, que descreva menos (minha opinião sobre...) e sugira mais.
    2: Início. É bom começar com uma pergunta, mas para quê? assim solto fica esquisito, a gente ainda não sabe do que vc está falando.
    3: uma pessoa com significância, não. uma pessoa significativa, que realmente importe ou faça a diferença, sei lá. Todo esse conceito é bem relativo, né? O que significa ter algum significado? para quem?
    4: duvido que você, na sua escola, aprenda de maneira bem semelhante ao seu bisavô. du-vi-do. seu bisavô tinha blógui?
    5:Dê uma revisada geral, em algumas frases falta o verbo, em outras, os acentos.
    6: O final é bom, mas não precisa explicar que você está esclarecendo pontos.
    7: sua crõnica dá vontade de discutir.
    bom trabalho!!

    Luana

    ResponderExcluir